ServiçosProgramas e Projetos DicasFale Conosco

Instituto Lions da Visão

 Instituto Lions da Visão
Histórico II
HISTÓRICO

INSTITUTO LIONS DA VISÃO

HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA INSTITUIÇÃO

  No ano de 1999, em parceria com a AMCC, Governo do Estado de Mato Grosso e Lions Internacional Fundation, nascia a Fundação Lions de Combate ao Câncer, entidade Filantrópica, com estrutura hospitalar, especializada em doenças oncológicas. Com espaço de sobra, foi incluída mais uma especialidade, a ala de oftalmologia, onde se realizavam somente cirurgias de cataratas oriundas de mutirões do SUS. Com o crescimento da demanda de pacientes com problemas oculares, o bom atendimento, ótimos resultados cirúrgicos, especialidade de difícil acesso ao pobre, à diretoria do Lions viu por bem criar um serviço especializado na área de oftalmologia, desmembrando assim os serviços da Fundação, uma vez que o foco principal do Lions é o combate à cegueira.
  Em julho de 2000, o Distrito LB-4 de Lions Clubes, criou o Instituto Lions da Visão, entidade beneficente, assistencial, pessoa jurídica de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos que atua na área da saúde, com especialidade em atendimento oftalmológico, que se propõe a prestar esse tipo de atendimento de forma gratuita às pessoas de baixa renda.
  O Instituto congrega os sócios dos 60 Lions Clubes, de 57 municípios do Estado de Mato Grosso.
  A Administração do Instituto é exercida por um colegiado constituído por 31 associados, que emprestam seu tempo e trabalho de forma inteiramente voluntária.
  O Instituto tem sido contemplado, desde sua fundação, no ano de 2000, com recursos financeiros governamentais suficientes para dar suporte às despesas operacionais, recursos esses provenientes de fonte orçamentária federal denominada “Fundo de Ações Estratégicas e Compensação” (FAEC). Com recursos locais e trabalho voluntário do associado do Lions, o Instituto oferece gratuitamente todo o tipo de assistência aos pacientes mais necessitados: óculos, lanches, roupas, medicamentos, etc. Também aos pacientes residentes fora de Cuiabá são oferecidos gratuitamente alojamento e alimentação.

  Não se incluem no atendimento do Instituto Lions da Visão, clientes particulares ou pessoas que dispõem de assistência médica através de seguro de saúde, convênios ou planos de saúde etc.

  O objetivo central desta Instituição é a promoção social do carente e o necessitado na área de oftalmologia, conforme dispõe o artigo primeiro de seu Estatuto.
  O Instituto exerce suas funções médicas e administrativas através de equipe de profissionais altamente qualificados e com utilização de equipamentos e aparelhos de primeira linha.

  A equipe médica do Instituto é constituída por 05 oftalmologistas, 02 anestesistas e um cardiologista. Entre o pessoal para-médico e o setor administrativo dispõe de um quadro de 35 funcionários.

  Por oferecer serviço de qualidade, o Instituto vem sendo procurado por um grande número de pacientes, sendo responsável por 60% do atendimento oftalmológico do Estado de Mato Grosso.

  Oitenta por cento da receita do Instituto provém do SUS e os restantes vinte por cento são oriundos de doações dos Clubes de Lions de Mato Grosso e de parcerias com empresas privadas.

  Desde 1999 já foram realizadas mais de 67.260 consultas, 30.222 cirurgias, doados mais de 49.046 óculos, além de uma vasta gama de serviços prestados mensalmente com atendimento de 800 pessoas/mês sem qualquer ônus por parte dos pacientes.

  As novas tendências do mercado denotam a mudança de consciência empresarial de não só perpetuar a sua condição geradora de lucros, mas também de repensar a utilidade da empresa para a sociedade, preocupando-se com a sua contribuição social à comunidade em que estiverem inseridas. IOSCHPE (1997, p.81) contribui dizendo que as empresas são uma constituição viva, capaz de absorver todas as transformações que acontecem ao longo de nossa história.

  O setor privado está descobrindo que não basta apenas “seduzir” o cliente ou expor um produto de qualidade, para manter a competitividade, é fundamental tornar-se uma empresa cidadã. Quando a empresa assume um compromisso efetivo com a sociedade, ela está fazendo nada mais do que se fortalecer, aumentando o seu conceito junto à sociedade que vive em torno dela.

Programas e Projetos
Confira nossos Programas
Fale Conosco
Envie-nos suas sugestões e dúvidas. Aqui!
2017 © Instituto Lions da Visão - Todos Direitos Reservados
Sitevip Internet