ServiçosProgramas e Projetos DicasFale Conosco

Instituto Lions da Visão

Dicas
Busca
 Artigos
ENVELHECIMENTO E VISÃO
DICAS E ORIENTAÇÕES


P: É normal as pessoas começarem a perder a capacidade de enxergar os objetos de perto ao redor dos 40 anos?

R: A capacidade do olho de focalizar os objetos que se encontram próximos vai declinando com o passar dos anos. Ao redor dos 40 anos, esta deficiência é evidenciada pela necessidade de se afastar os objetos dos olhos para vê-los melhor. É a chamada presbiopia ou vista cansada, e que representa uma diminuição do mecanismo de foco do sistema óptico do olho.


P: Na velhice, a deficiência visual ocorre obrigatoriamente?

R: Na ausência de doença ocular, a diminuição visual decorrente do envelhecimento não compromete a qualidade de vida da pessoa.




P: Quais são os problemas visuais mais freqüentes nos idosos?
R: A catarata, o glaucoma e a degeneração macular são as causas mais comuns de comprometimento visual no idoso. Doenças sistêmicas como o diabetes e a hipertensão arterial podem causar graves complicações oculares, com risco de perda visual severa.

P: Como reagem as pessoas que perdem a visão numa fase tardia da vida, justamente quando os filhos cresceram e saíram de casa e elas ficam mais solitárias?
R: A limitação visual nesta fase da vida tem uma grande e grave repercussão na qualidade de vida. Restrição das atividades e depressão são manifestações freqüentes.

P : De que tipos de recursos eles podem valer-se para ter uma vida perto do normal?
R: Tentar os auxílios ópticos com um especialista em visão sub-normal, procurando utilizar da melhor maneira possível a visão remanescente. Apoio e orientação psicológica são extremamente importantes.

P: Quais os conselhos para quem quer manter boa visão pela vida toda?
R: A visão é fundamental para a qualidade de vida. Hábitos de vida saudáveis tem repercussão positiva sobre todo o organismo, inclusive sobre os olhos.
Prevenir e controlar doenças como o diabetes e a hipertensão arterial contribuem para a manutenção de uma boa visão.


Os mesmos cuidados que temos com a pele devemos ter com os olhos: usar óculos com filtros UV, não expondo os olhos diretamente à luz solar, tem efeito protetor sobre o cristalino e a retina.

Exames oftalmológicos regulares, com medida da pressão intra-ocular, principalmente após os 40 anos de idade, são medidas de grande valor preventivo.

Programas e Projetos
Confira nossos Programas
Fale Conosco
Envie-nos suas sugestões e dúvidas. Aqui!
2017 © Instituto Lions da Visão - Todos Direitos Reservados
Sitevip Internet